Banner
SISTEMAS
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
LINKS
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO PSICOSOCIAL
“BRIGADA CONTRA O AEDES” PDF Imprimir
Qua, 31 de Maio de 2017 07:50
PROJETO “BRIGADA CONTRA O AEDES” 1ª Parte da implantação do projeto nas escolas foi concluída nessa 3ª feira A Secretaria Municipal da Saúde, por intermédio da Equipe de Combate a Endemias, encerrou nessa Terça-Feira a 1ª parte da implantação da Brigada Contra o Aedes Aegypti. O projeto é baseado no Decreto Estadual nº 62.130, DE 29 DE JULHO DE 2016, que visa capacitar uma equipe em cada prédio público, formada por funcionários do local para a vistoria periódica do imóvel. Essa vistoria, realizada semanalmente pela equipe capacitada, busca a diminuição de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, inseto transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. O primeiro segmento de prédios públicos a receber a capacitação são as escolas, por se tratar de local público de grande aglomeração de pessoas, de vários pontos da cidade. A equipe responsável pela capacitação deu início a implantação do projeto no início do mês de Abril, separando as escolas públicas municipais e estaduais da cidade em 03 grupos, facilitando assim a organização do trabalho realizado. Nessa última terça-feira se findou a capacitação do primeiro grupo trabalhado. Com o apoio e aceitação dos funcionários das escolas em fazer parte do projeto, o intuito da equipe de endemias agora é, até o final do mês de Junho realizar a capacitação em todas as escolas e, até o final do ano, expandir e realizar a implantação do projeto em 80% dos prédios públicos existentes no município.
 
EDITAL Nº 18/2017 - Homologação PDF Imprimir
Qua, 22 de Março de 2017 16:06
JOSÉ APARECIDO FERNANDES, Prefeito do Município de Assis, no uso de suas atribuições legais, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, torna pública a HOMOLOGAÇÃO do Processo Seletivo Temporário nº 02/2017 aberto através do Edital nº 06/2017, para contratação temporária de profissional Educador Social (pessoa física) para atuar no Pólo Academia da Saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Assis. Mais informações no link concursos.
 
RESPOSTAS DAS QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA DE EDUCADOR SOCIAL PDF Imprimir
Dom, 12 de Março de 2017 18:31
A Comissão Organizadora do Processo Seletivo nº 02/2017 para contratação temporária de profissional Educador Social para atuar do Polo Academia da Secretaria Municipal da Saúde, aberto através do Edital nº 06/2017, Divulga as respostas das questões da Prova Objetiva. Mais informações no link Concursos.
 
EDITAL Nº 11/2017 - Resultado Final PDF Imprimir
Qui, 16 de Março de 2017 20:33
JOSÉ APARECIDO FERNANDES, Prefeito do Município de Assis no uso de suas atribuições legais, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE torna público o presente Edital para dar conhecimento dos RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS, NOTA DA PROVA OBJETIVA, RESULTADO FINAL (SOMA DOS PONTOS – FASES 1 E 2) E CLASSIFICAÇÃO FINAL dos Candidatos inscritos no Processo Seletivo Temporário nº 02/2017 aberto através do Edital nº 06/2017, para contratação temporária de profissional Educador Social (pessoa física) para atuar no Pólo Academia da Saúde vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Assis. Edital completo no link concursos.
 
EDITAL Nº 10/2017 - Convocação para Prova Objetiva PDF Imprimir
Sex, 03 de Março de 2017 07:48
EDITAL Nº 10/2017 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo nº 02/2017 para contratação temporária de profissional Educador Social para atuar do Polo Academia da Secretaria Municipal da Saúde, aberto através do Edital nº 06/2017, CONVOCA os candidatos inscritos, para a realização da prova objetiva, no dia 12 de março de 2017, às 08h00, no Bloco 01, sala 11, na FEMA – Fundação Educacional de Assis, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 1.200, Vila Nova Santana, Assis – SP (próximo à Rodoviária). Edital completo no link concursos.
 
1 2 3

Página 1 de 3

1. PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL

O Programa de Saúde Mental possui uma equipe composta por 01 coordenador, 02 psiquiatras, 01 enfermeira com especialização em saúde mental, 04 psicólogos, 01 assistente social, 02 auxiliares de enfermagem, 04 profissionais de nível médio que atuam em 2 programas: Ambulatório e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

1.1. Ambulatório:

O ambulatório de saúde mental vem cumprindo seu objetivo de atendimento a pessoas com sofrimento psíquico que não necessitam de cuidados intensivos.

Esse atendimento acontece em forma de Pronto Atendimento (triagem); Avaliação Psiquiátrica (primeira consulta, agendamento após avaliação e encaminhamento dos psicólogos das Unidades Básicas de Saúde); acompanhamento psiquiátrico (consultas agendadas e intercorrências,), para Assis e municípios da microrregião: Borá, Cruzália, Florínea, Ibirarema, Lutécia, Platina, Pedrinhas; avaliação psicológica; atendimento psicológico aos usuários de substâncias psicoativas (acolhimento, atendimento psicoterapêutico individual e grupal, Oficinas Terapêuticas); atendimento da Assistente Social (orientação aos usuários e familiares; visitas domiciliares), atendimento da enfermagem.

Foram realizadas 7.869 (sete mil oitocentas e sessenta e nove) consultas psiquiátricas, divididas entre primeira consulta, retorno e intercorrências e 2.140 (dois mil cento e quarenta) atendimentos psicológicos divididos em triagem, avaliação psicológica e atendimento aos usuários de substâncias psicoativas.


1.2. CAPS: Centro de Atenção Psicossocial


Os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial - são instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), destinados a acolher pessoas de forma intensiva, personalizada e promotora de vida, que apresentam intenso sofrimento psíquico que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e, também, crianças e adolescentes com transtornos mentais.

Os CAPS se constituem por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional em CAPS I, II e III para adultos com transtornos mentais severos e persistentes; CAPSi – para crianças e adolescentes que apresentam transtorno mental e CAPSad – para usuários de álcool e drogas.

Assis conta um Centro de Atenção Psicossocial II – para adultos com transtornos mentais severos e persistentes, cadastrado no ano de 2003 que se chama “Ruy Souza Dias”.
Considerando a Portaria GM/MS nº. 336, de 19 de fevereiro de 2002, um CAPS II comporta atender no máximo até 220 (duzentos e vinte) pacientes/mês, divididos em três modalidades de acordo com a necessidade de permanência do paciente no serviço: intensiva (dia todo), semi-intensiva (2 ou 3 vezes por semana) e não-intensiva (até 03 vezes ao mês) e contar com uma equipe de 01 (um) médico psiquiatra; 01 (um) enfermeiro com especialização em saúde mental, 04 (quatro) profissionais de nível superior (psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional) e 06 (seis) profissionais de nível médio (auxiliares de enfermagem, administrativo, artesão, técnico educacional).

Atualmente estamos atendendo 218 (duzentos e dezoito) paciente/mês, divididos em 50 (cinqüenta) intensivos, 70 (setenta) semi-intensivos e 98 (noventa e oito) não intensivos.

As atividades oferecidas são: Psicoterapia Individual ou em grupo; avaliação e acompanhamento psiquiátrico; atendimento da enfermagem; atendimento da assistente social; cuidados com a família; ambiência; busca ativa; visitas domiciliares; Oficinas Terapêuticas (Oficina de Expressão Artística; da Palavra; do Jornal “A Voz dos Pacientes”; Áudio-Visual; Expressão Sonora; Culinária; Expressão Corporal; Banda LOKONABÔA; Cuidados Pessoais da Vida Diária); Oficinas de Geração de Renda; participação do usuário na PIRASSIS – Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental de Assis.

Contamos também com aprimorandos do Programa de formação profissional em saúde mental pública, em parceria com o curso de Psicologia da UNESP  – Campos de Assis e com o Departamento Regional de Saúde DRS-IX de Marília.

Através de um Convênio com a Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Assis, curso de Psicologia oferecemos estágio curricular junto ao projeto “A clínica na Atenção Psicossocial: a saúde mental no contexto da saúde coletiva”, supervisionado pelo Prof. Dr. Abílio da Costa Rosa e ao Projeto “Modo Psicossocial e Assistência na Saúde Mental Coletiva”, supervisionado pelo Prof. Dr. Silvio Yasui.

Nova chamada para projetos de Supervisão Clínica e Institucional foi feita pelo Ministério da Saúde. Seriam selecionados 150 (cento e cinqüenta) novos projetos. Somente 02 (dois) projetos obtiveram autorização de continuar seu trabalho, entre eles o CAPS de Assis.

Em relação às internações psiquiátricas, o parâmetro da Portaria nº. 1101, de 12/06/2002, são de 268 (duzentas e sessenta e oito) solicitações de internações psiquiátricas/ano. Ressaltamos que o Programa de Saúde Mental realizou 172 (cento e setenta e duas) solicitações de internações, portanto 36% a menos do que preconiza a Portaria.

Importante destacar que dessas 172 (cento e setenta e duas) solicitações de internação 65% foram por uso abusivo de substâncias psicoativas. Observando esse índice reduzido de solicitação de internação para transtornos psicóticos, podemos concluir a importância que o trabalho psicossocial como método alternativo de internação psiquiátrica é a saída para o cuidado dos pacientes com sofrimento psíquico severo.

ENDEREÇO

Avenida Félix de Castro, 901

TELEFONE

(18) 3321-3666

mod_vvisit_counterHOJE77
mod_vvisit_counterONTEM1388
mod_vvisit_counterESTA SEMANA2048
mod_vvisit_counterÚLTIMA SEMANA6467
mod_vvisit_counterESTE MÊS21565
mod_vvisit_counterULTIMO MÊS24939
mod_vvisit_counterTOTAL1566877
Banner
Desenvolvido por Thiago Henrique - Coordenado pelo Departamento de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal da Saúde de Assis