DENGUE, SE VOCÊ AGIR PODEMOS EVITAR PDF Imprimir
Ter, 03 de Maio de 2011 10:36
Os casos confirmados de Dengue em Assis estão causando preocupação, pois estão aumentando substancialmente. Assis já soma 300 casos confirmados, sendo 276 autóctones e 24 importados. Mesmo com os trabalhos intensificados dos agentes da dengue, a nebulização e serviço de orientação, parece que só se preocupa quem sente na pele o problema. Sabemos que, não existem medicamentos específicos e não há vacina contra a Dengue, portanto, as medidas de prevenção baseiam-se no controle do mosquito e na vigilância epidemiológica de casos suspeitos. A Secretaria Municipal da Saúde junto à equipe de agente de endemias e Vigilância Epidemiológica vem fazendo sua parte, porém a população precisa cooperar. Embora os meios de comunicação não cansem de informar a gravidade e as formas de prevenção da doença, os casos estão se espalhando por todos os estados brasileiros, inclusive causando mortes. Fique sabendo um pouco mais sobre a doença... Dengue: A melhor forma de combatê-la é a prevenção! Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida. Esvazie as garrafas sem uso. Elas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos. Todo material descartável que acumula água. como copos de plástico, latas e tampinhas de garrafa, deve ser jogado no lixo. Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados. Troque diariamente a água de bebedouros de animais. Leve bem o recipiente com uma escova ou bucha. Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas. Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras, broméias, etc. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras.