Experiência de Assis no Blog da Atenção Básica - ESF Progresso PDF Imprimir
Sex, 27 de Setembro de 2013 14:14

Primeira visita domiciliar do recém-nascido e sua mãe: uma oportunidade para realização do Teste do Pezinho

A realização do Teste do Pezinho já primeira visita domiciliar trás conforto para a mãe, que está dentro do seu lar, apoiada pela família. Naturalmente existe um certo receio por parte das mães com relação a este exame, já que implica na retirada de sangue do pé bebê. No domicílio, além do apoio de familiares, a equipe pode tranquilamente apoiar e orientar a mãe.

Dados da Experiência

Onde ocorre a experiência:

Assis (SP)

Âmbito da experiência:

·                     Experiência de âmbito local

Eixo temático:

Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que foi?:

O Teste do Pezinho faz parte de um programa diagnóstico que tem grande importância por permitir identificar precocemente causas de deficiência mental em muitas crianças, possibilitando-lhes um bom desenvolvimento. Quanto mais precoce, melhor o resultado do tratamento. Os testes são realizados com sangue do calcanhar do recém-nascido. Embora o sangue para realização desses testes possa ser obtido em outras partes do corpo, é no calcanhar o melhor ponto de escolha. Por essa razão é conhecido como Teste do Pezinho. Dentre as doenças que podem ser detectadas estão a fenilcetonúria e o hipotireoidismo. Quando realizamos o treinamento para fazer o Teste do Pezinho não fazíamos ideia de que um dia poderíamos fazer isso dentro da casa dos nossos usuários. Nosso treinamento fazia parte de um processo de descentralização das coletas no nosso município. Já achamos muito bom que nossas puérperas não teriam mais que se deslocar para outro ponto da cidade para fazer o teste. Quanto mais poderem ter esse cuidado oferecido aos seus bebês, dentro de seu próprio lar, com o apoio da família. Para isso, assim que ficamos sabendo do nascimento do bebê, já nos organizamos para realizar a visita. Normalmente já orientamos a mãe ainda durante o pré-natal. O material necessário para a coleta pode ser levado em uma pequena maleta. Não existe dificuldade com relação a isso. É muito simples e a coleta no domicílio é mais tranquila para a equipe, também. Normalmente quem realiza essa visita é um profissional de enfermagem e o agente comunitário daquela área de abrangência.

Como funciona(ou) a experiência?:

A experiência de realizar o teste na primeira visita nasceu como uma estratégia para alcançar uma dos objetivos da nossa matriz de intervenção para o pré-natal. A sugestão veio na reunião de equipe, pelos profissionais de enfermagem. A ideia era potencializar essa primeira visita, tornando-a algo mais que orientações e agendamentos.  Já na primeira visita onde realizamos o teste, tivemos uma grata satisfação em ver como tudo deu tão certo. No acolhimento à mãe e seu bebê, foi possível observar a mamada, reforçar orientações, tirar dúvidas e fazer o Teste do Pezinho. Em muitos casos a avó e outros irmãos, o próprio pai, estão presentes, participando do momento. A proposta foi bem acolhida pela equipe e pelas mães.

Desafios para o desenvolvimento:

Acho que um dos desafios é manter o engajamento da equipe no acompanhamento das gestantes. Estamos utilizando nosso conhecimento adquirido no treinamento do Teste do Pezinho, e o Manual Germinar, que é do próprio município.

Quais as novidades?:

Quando pensamos na possibilidade de introduzir o teste como cuidado domiciliar, não conseguimos de imediato colocar em prática. Haviam outras atividades que precisávamos fazer antes, como processo de organização do nosso atendimento pré-natal. Estamos vendo isso como uma estratégia potencializadora da continuidade das ações de Puericultura que vão ocorrer a partir daí.

- Site: http://www.atencaobasica.org.br/comunidades/primeira-visita-domiciliar-do-recem-nascido-e-sua-mae-uma-oportunidade-para-realizacao

Atores da experiência

Aline Biondo                           Auxiliar de Enfermagem