ORIENTAÇÕES SANITÁRIAS PARA OS SERVIÇOS DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA (ASILOS) DE ASSIS/SP

• 16/03/2020 - 08:24

Considerando a Pandemia Covid19 decretado pela Organização Mundial da Saúde.

Considerando que a transmissão do Coronavirus é dada de pessoa a pessoa por meio de gotícula ao tossir, espirrar ou falar.

Considerando que formas efetivas para que não ocorra a contaminação são: evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e manter ambientes arejados.

Considerando que a população idosa está mais sujeita às complicações da doença.

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis, por meio da Vigilância em Saúde, orienta a adoção das seguintes medidas preventivas:

1. Evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados (salas de espera, grupos, etc);
  2. Disponibilizar álcool gel, papel toalha e sabonete líquido no serviço e orientar os visitantes a fazer a higienização das mãos antes de realizar as visitas;
  3. Evitar beijo, abraço e aperto de mãos ao cumprimentar as pessoas.
  4. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz usando os braços ou lenço descartável, evitando usar as mãos. Se usar, lave com água e sabão.
  5. Ao apresentar sintomas como febre, tosse e coriza, evite procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA e P.A.), procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua casa.

Assis, 16 de março de 2020.