PORTARIA Nº 008/2020 - Dispõe sobre a entrega de fichas e prontuários de pacientes


  • 30/06/2020 - 10:35

PORTARIA Nº 08/2020

Dispõe sobre a entrega de fichas e prontuários de pacientes.

CONSIDERANDO que o conteúdo do prontuário, lavrado pelo médico e pertencente ao paciente, é um documento amparado pelo sigilo profissional (art. 5º, XIV da CF/88).

CONSIDERANDO o Art.154, do Código Penal Brasileiro, que dispõe sobre a violação do segredo profissional.

CONSIDERANDO o Capítulo X, do Código de Ética Médica, que dispõe sobre a vedação do fornecimento dos documentos médicos.

CONSIDERANDO o Art. 89, do Código de Ética Médica, que veda a liberação de cópias do prontuário sob a guarda médica, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa.

CONSIDERANDO que as informações constantes do prontuário médico possuem amparo constitucional, pois se ligam à ideia de preservação da intimidade, de viabilização do exercício profissional, bem como, do sigilo profissional, e fazem parte de um conjunto de documentos que servem para aferir a prestação do serviço médico.

CONSIDERANDO que os médicos, no exercício de seus misteres, se deparam com variadas situações que, se não existisse o sigilo profissional, inviabilizariam a sua profissão.

CONSIDERANDO que a Constituição Federal assegura a tutela da intimidade, bem como, preserva o sigilo profissional.

CONSIDERANDO que o acesso ao prontuário médico é admissível, desde que respeitados os ditames do Conselho Federal de Medicina ou mediante autorização judicial para a realização de perícia.

O Secretário da Saúde do Município de Assis/SP, no uso das atribuições legais e administrativas:

RESOLVE:

Art. 1º - A ficha médica ou prontuário médico somente serão entregues cópias, por meio de requerimento aos próprios pacientes, devidamente identificados. Parágrafo Primeiro – Caso o paciente esteja acamado, impossibilitado de se locomover ou privado de liberdade, as fichas médicas ou prontuários somente serão entregues ao representante legal deste, com procuração com firma reconhecida e com comprovante médico de que o paciente não pode se locomover ou mediante a apresentação de cópia da decisão judicial que decretou a prisão do paciente; ou se houver uma solicitação do documento pela Direção da Unidade Prisional onde estiver cumprindo a pena.

Art. 2º - Em caso de requerimento de ficha ou prontuário médico de paciente falecido, estes somente serão fornecidas as cópias por meio de Mandado Judicial ou a pedido, com requerimento por escrito, obedecendo a seguinte linha sucessória: cônjuge/companheiro ou filho(s), pais ou irmão(s).

Art. 3º - A cópia será entregue uma única vez, sendo que em caso de falecimento do paciente, ficará registrada a identificação do responsável pela retirada do prontuário.

Art. 4º - As cópias dos prontuários digitais seguirá o que dispõe os artigos anteriores.

Art. 5º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6º - Revogam-se às disposições em contrário.

Assis/SP, 26 de junho de 2020.

ADRIANO LUIS ROMAGNOLI PIRES

Secretário Municipal da Saúde de Assis


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta