Dispensação de medicamentos pelas Farmácias Municipais no período de pandemia

Orientações sobre dispensação de medicamentos no período de pandemia


  • 26/08/2020 - 11:56 | Atualizado em 26/08/2020 - 11:57

Considerando a necessidade de uniformizarmos o atendimento das dispensadoras de medicamentos, seguem orientações para dispensação durante o período da pandemia, até que surjam novas determinações a respeito.

 

1. Dispensação de medicamentos de uso contínuo, para tratamento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outros:

- As receitas de medicamento com a inscrição USO CONTÍNUO terão validade de 06 meses, devendo ser trocadas após o decurso do prazo.

- As receitas que já estiverem vencidas, até a presente data, deverão ser atendidas para mais 60 dias e o usuário deverá ser informado da necessidade da troca;

- As dispensações de medicamentos para uso contínuo deverão ser mantidas para 60 dias de tratamento;

 

2. Dispensação de antimicrobianos

- As receitas de antimicrobianos possuem validade de 10 dias;

- Receitas de antimicrobianos de USO CONTÍNUO deverão ser atendidas na sua totalidade, para 90 DIAS de tratamento, retidas e novas deverão ser providenciadas caso o tratamento se prorrogue.

 

3. Dispensação de medicamentos controlados pela PORTARIA 344/98

- As receitas de medicamentos controlados pela Portaria 344/98 possuem validade de 30 dias, devendo ser trocadas após decurso do prazo;

- Receitas de medicamentos controlados de USO CONTÍNUO deverão ser atendidas para 180 DIAS de tratamento, desde que o período de tratamento esteja explícito na receita, retendo-se a 1ª VIA e anotando no verso da 2ª via o atendimento. Ao final do período, deverão ser trocadas. No caso das notificações de receita, o médico também deve informar o período de tratamento escrevendo USO CONTÍNUO ou 180 dias. Caso a informação não esteja na notificação, o medicamento será entregue na quantidade que estiver prescrito, não ultrapassando 60 DIAS  de tratamento.

 - O atendimento para 180 dias deverá ser fracionado, de tal forma que o paciente retorne para retirar seus medicamentos a cada 60 dias. Ao final dos 180 dias a notificação ficará retida na farmácia.

 

Em todos os casos o paciente deverá ser claramente informado durante o atendimento e a solicitação de troca da receita deve constar, por escrito, no verso da mesma.

 

Ficam revogados os Memorandos e Comunicados anteriores.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta

Atendimento 24 horas
Atendimento pelo WhatsApp
Vamos iniciar uma conversa com a Sissa?
Sou uma assistente virtual e estou aqui pra tirar suas dúvidas.