Vamos praticar atividade física?

Os exercícios físicos também fazem parte dos comportamentos de autocuidado.


  • 13/10/2022 - 10:09

Os benefícios da atividade física são muitos, principalmente porque ela melhora o controle metabólico do diabetes, já que aumenta a captação de glicose e reduz a resistência à insulina (ou seja, o hormônio funciona melhor). 

🚴‍♀️Exercícios também ajudam a controlar o peso e proteger o coração. Sem contar que praticar atividade física regular pode fortalecer o sistema imunológico e traz benefícios psico-afetivos, reduzindo risco de depressão e outras condições impactantes à saúde mental.

⚠️Algumas dicas:

Escolha uma atividade física que seja agradável e prazerosa para você. Seja caminhar, andar de bicicleta, dançar, nadar, entre outros. A inclusão de atividades prazerosas está associada a maior regularidade e constância de realização, ou seja, é mais provável que você inicie e continue fazendo;

Comece devagar⏱️: comece com 5 a 10 minutos da atividade por dia, e vá aumentando a duração e a intensidade aos poucos. Você pode começar, por exemplo, subindo escadas, passeando com cachorro, cuidando do jardim…

Caso prefira, exercite-se em grupos ou com alguma companhia. Fazer atividade com algum amigo pode ajudar a adesão e manutenção da rotina (o Agita Assis pode ser um grande aliado😉);

Mantenha-se bem hidratado: capriche no consumo de água durante o dia;

Lembre-se da importância da monitorização: sempre que possível, especialmente se você faz uso de insulina, verifique a sua glicemia antes e após o exercício.

💡Para saber mais sobre diabetes e exercício, acesse: https://diabetes.org.br/atividade-fisica/#

Fonte: https://diabetes.org.br/os-7-comportamentos-do-autocuidado/


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta