CAPS II / CAPS infanto juvenil


DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL

            O Departamento de Saúde Mental, DESMEN, compõe o organograma da Secretaria Municipal da Saúde, sendo responsável pelo planejamento, articulação da execução e monitoramento das ações relativas à Política Nacional de Saúde Mental, no âmbito da municipalidade. A partir da coleta e análise de dados e da caracterização das demandas de saúde mental em nosso município, o DESMEN é responsável por indicar à gestão as ações necessárias para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da articulação desta com as demais redes de saúde, tanto municipal, quanto regional.

            Em conjunto com o Departamento de Atenção Básica, o DESMEN busca promover e fortalecer ações de promoção de saúde, de prevenção de agravos e de cuidado de saúde mental, tanto através da articulação de espaços de formação, quanto por meio do apoio direto às equipes de AB.

            Na Média Complexidade, o DESMEN é responsável pela gestão dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS ij) e pela articulação destes com os demais componentes da RAPS e da Rede Intersetorial, coordenando o fluxo de cuidado em Saúde Mental.


CoordenaçãoMaria Cristina Vendramel 

                          Paula Carvalho Lauer

                          Tânia Tanus Salvadori

Endereço: Rua Cândido Mota, 48, CEP: 19806-350, Assis/SP

Telefone: (18) 3302-5555

E-mail: saudemental@saude.assis.sp.gov.br

Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 08h00 às 17h00


UNIDADES

- CAPS II / CAPS INFANTOJUVENIL

O que são os CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde mental, substitutivos ao modelo manicomial, que isolava os sujeitos em sofrimento psíquico, produzindo intensa segregação social. Assim, os CAPS têm caráter aberto e comunitário e são constituídos por equipes multiprofissionais (equipe de enfermagem, psicólogos, psiquiatras, oficineiros, entre outros) que atuam de forma conjunta.

O que nossa cidade oferta de CAPS?

Assis possui dois serviços dessa natureza: o CAPS II, inaugurado em 2003, que faz referência para o atendimento da população adulta com intenso sofrimento psíquico e/ou transtornos mentais, relacionados ou não ao uso de substâncias psicoativas; e o CAPS ij, inaugurado em 2017, referência para o atendimento de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico intenso e/ou com transtornos mentais graves, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

Quem pode ser atendido nos CAPS?

Os CAPS realizam atendimento às pessoas em sofrimento psíquico intenso e/ou com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo àquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

Como faço para ser atendido nos CAPS?

Os acolhimentos nos CAPS II e CAPS ij acontecem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 08h00. Os CAPS são serviços de porta aberta, ou seja, que acolhem a demanda espontânea, sem obrigatoriedade de encaminhamento prévio, entretanto é preciso observar que os CAPS são serviços especializados que atendem, além das crises, as demandas graves de Saúde Mental. Nesse sentido, antes de procurar o acolhimento nos CAPS, busque orientação e apoio na sua UBS/ESF de referência.

Se o caso não tem gravidade para ser atendido no CAPS, onde pode ser atendido?

A porta de entrada preferencial do SUS são os serviços de Atenção Básica (AB), ou seja, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Estratégias de Saúde da Família (ESF). Nesse sentido, diante de uma situação de sofrimento psíquico, o munícipe deve procurar a UBS/ESF mais próxima de sua casa e solicitar um primeiro acolhimento que poderá ser realizado pela própria equipe da AB que conta com agentes comunitários, enfermeiros, médicos, psicólogos, entre outros trabalhadores.

Como está sendo realizado o cuidado de Saúde Mental durante a pandemia de Covid-19?

Os CAPS continuam atendendo os usuários que, durante a pandemia, não apresentam condições de manter-se em casa, em isolamento social. Já na Atenção Básica, os atendimentos psicológicos têm sido realizado, preferencialmente, online. Caso necessite de apoio psicológico, entre em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicite agendamento, em seguida, o profissional de Psicologia do serviço retornará o contato para o atendimento online.


CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL II – CAPS "Ruy de Souza Dias"

Endereço: Rua Santa Cecília, 82, CEP: 19806-051, Assis/SP

Telefone: (18) 3324-6182

E-mail: caps2@saude.assis.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 07h00 às 17h00

Horário de Acolhimento: Às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 08h00


CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO JUVENIL – CAPSij

Endereço: Rua Dr. Lycio Brandão de Camargo, 40, Vl. Clementina, CEP:19802-300, Assis/SP

Telefone: (18) 3321-3666

E-mail: capsij@saude.assis.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 07h00 às 17h00

Horário de Acolhimento: Às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 08h00


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta